Tá de férias e está pensando em viajar? Leia o artigo abaixo e saiba como fazer a manutenção do seu veículo e os principais cuidados ao dirigir na estrada para evitar acidentes.
– Alinhamento e balanceamento dos pneus
Alinhamento e balanceamento são etapas da manutenção do automóvel que devem ser realizadas a cada 10 mil quilômetros rodados, ou até mesmo quando o carro apresenta sinais como: vibrações no banco, piso e/ ou volante, raios do volante inclinando para um dos lados enquanto dirige em estrada reta e plana, desgaste irregular dos pneus e caso o veículo comece a para o lado ao tentar dirigir em linha reta.
– Cuidado com ferramentas de reparos rápidos
Após a manutenção e antes de dirigir na estrada, certifique-se de que todas as ferramentas necessárias para realizar reparos rápidos estejam no automóvel: macaco, chaves de rosca ou fenda, triângulo de sinalização e chave de roda são alguns dos itens que devem estar presentes.
– Cheque todos os componentes de segurança
Durante a manutenção do seu veículo é possível que sejam verificados: luz de freio, setas, óleo, para-brisa e até mesmo cintos de segurança. Essa etapa é essencial para reduzir os riscos de acidentes graves durante a viagem. Outro ponto que também merece atenção é o pneu estepe, afinal, pode ser necessário realizar um troca durante o percurso.
– Mantenha uma distância segura entre o seu automóvel e o da frente
Manter uma distância segura do automóvel da frente pode ser um fator decisivo durante acidentes graves. Com essa distância você terá mais tempo para realizar manobras evasivas caso algo ocorra com o automóvel da frente, preservando assim a sua segurança e a dos seus passageiros.
– Evite pegar a estrada durante chuvas intensas ou temporais
Antes de dirigir na estrada verifique qual é a previsão do tempo. Dirigir durante temporais e chuvas intensas é extremamente perigoso pois além da sua visibilidade ser prejudicada, a dos outros motoristas também é, aumentando os riscos de colisão.
Além disso, a pista molhada torna a direção ainda mais difícil, principalmente para automóveis com pneus mais gastos.