A moto já deixou de ser apenas um meio de transporte há muito tempo. Atualmente o automóvel pode ser a fonte de renda de muitos brasileiros que trabalham com entregas de encomendas e até mesmo para aplicativos de entrega de alimentos. A economia que a moto traz torna tudo isso possível.
O problema é que na crença de que vai economizar ainda mais, alguns motociclistas apelam para alguns hábitos controversos. Confira os maus hábitos que acabam com a bateria de moto a seguir.
Substituição indevida de equipamentos de fábrica
Alarmes, rastreadores, faróis, caixas de som, buzinas… todos são componentes da moto que precisam da bateria para funcionar. Essas peças de fábrica respeitam a capacidade da bateria e do sistema elétrico da moto.
Com o desgaste e o tempo, surge a necessidade de trocar essas peças, o problema é que poucos motociclistas se lembram de verificar a capacidade do sistema elétrico antes de escolher as peças, danificando a bateria da moto à longo prazo por meio da exaustão.
Ignição ligada x moto parada
Outro mau hábito que gera desgaste na bateria de moto é virar a chave da ignição sem dar a partida, mantendo a moto parada. Fazendo isso, o farol acende e com isso gera o desgaste desnecessário da bateria por conta da carga que pode se esgotar.
Outro hábito frequente para os motociclistas e bastante prejudicial é manter o motor funcionando com a moto parada. O problema disso é que enquanto a moto está parada em marcha-lenta a bateria não carrega, gerando desgaste prematuro do componente.
Lembre-se também de conferir se os faróis do automóvel estão apagados antes de desligá-lo para que o motor não demande mais esforço da bateria na próxima vez que você for dar a partida.
Pilotar com o pé no pedal de freio
Muitos motociclistas pilotam com o pé apoiado no pedal de freio para ter um tempo de reação mais hábil caso precise frear de imediato. O problema é que isso faz com que a luz de freio acenda com maior frequência, aumentando assim o consumo de energia e desgastando a bateria da moto.
Motor desligado por muito tempo
Assim como ocorre com o carro, deixar a moto parada por muito tempo danifica a sua bateria. O motivo disso é por conta do descarregamento de energia que impacta diretamente na vida útil do componente.