Sabia que o desempenho da sua bateria pode ser comprometido devido a questões climáticas como, por exemplo, a alta temperatura? Reações químicas podem alterar e prejudicar a bateria do seu carro ou moto, comprometendo todo o seu sistema elétrico.
Confira no conteúdo abaixo, tudo sobre como o verão pode afetar a bateria do seu automóvel.
Leia.
Entenda como funciona a bateria automotiva
A bateria automotiva é formada por placas de chumbo metálico e outras revestidas de peróxido de chumbo, mergulhada em uma solução aquosa de ácido sulfúrico chamada de eletrólito. Esses componentes armazenam a energia sob a forma química e a transformam em energia elétrica.
A importância da bateria para o sistema elétrico do automóvel é indiscutível. Geralmente o tempo de vida é longo, mas isso varia do modo como ela é utilizada.
Como o calor do verão afeta a bateria automotiva
O calor excessivo do verão pode fazer com que a bateria:
- Modificar a forma de reação dos componentes da bateria. O calor acelera os elétrons, causando uma perda mais rápida da massa ativa, que é formada pelas placas;
- Ajudar na evaporação da água do eletrólito.
Essas questões causam um descarregamento mais rápido da bateria, aumentando a autodescarga e o processo de corrosão dos componentes, podendo levar a ocorrer sobrecargas no sistema elétrico do seu veículo. Em alguns casos mais sérios podem até desencadear explosões por conta dos gases.
A importância da prevenção
Confira algumas dicas para garantir o pleno funcionamento do seu veículo:
- Não sobrecarregue o sistema elétrico do seu carro em nenhuma hipótese.
- Carros que são usados por muitas horas ininterruptas precisam contar com baterias específicas para essas condições.
- Verifique o estado de conservação de todos os itens e teste a tensão e a corrente do sistema elétrico.
- É necessário checar se a bateria está corretamente colocada, se não há corrosão nos conectores dos polos, se a capa protetora está em perfeito estado e testar sua capacidade de descarga rápida, que simula o acionamento do motor de partida do veículo.
- Em caso de baterias não seladas, é preciso verificar o nível de água de sua solução ácida e completá-la se necessário, com água destilada.