Todo motorista precisa conhecer os fatores de depreciação de veículo, independente de estar vendendo ou comprando. A informação é importante para manter a conservação do automóvel e para aumentar o valor de revenda caso o proprietário queira revender o carro futuramente.
Para te ajudar com isso, a SOS Baterias preparou um artigo completo sobre o tema, confira logo abaixo!
O que é a depreciação de veículo?
A depreciação do veículo é um índice de desvalorização anual por conta de uso e desgaste normal, obsolescência técnica e comercial. A dedução é medida em porcentagem e pode ser aplicada a diversos bens de consumo como mobílias, maquinários e equipamentos. Conheça os principais fatores de depreciação de veículos a seguir:
O ano do modelo
O primeiro fator de relevância para a depreciação do veículo é o ano do modelo. Um automóvel com a média de dois anos de uso já tende a ter a redução do seu valor original em até 15%. Já carros com mais de 5 anos tendem a ter uma porcentagem de redução bem menor.
Quilometragem
A quilometragem é outro fator de importância quando se trata de depreciação, pois a distância percorrida pelo carro interfere diretamente na manutenção exigida por ele. Um carro com muitas quilometragens provavelmente já teve que trocar diversos componentes como pneus e amortecedores.
O histórico do automóvel
Se o seu automóvel passou por acidentes, leilão, recall, furto, multas, indenização irrecuperável e até mesmo alagamentos é natural que haja uma baixa no valor do veículo. Portanto, tome cuidado não só com a estrutura do carro, mas também com as suas documentações e obrigações fiscais para valorizar o seu veículo.
O estado de conservação
Um veículo com a pintura arranhada, lataria amassada, portas desalinhadas e que demora a dar a partida com toda certeza sofrerá depreciação. Sendo assim, a conservação do seu carro tem impacto direto no preço de revenda. Um carro bem cuidado com poucas marcas de uso será mais valorizado no mercado quando for revendido.