Depreciação de veículo: conheça os principais fatores

Todo motorista precisa conhecer os fatores de depreciação de veículo, independente de estar vendendo ou comprando. A informação é importante para manter a conservação do automóvel e para aumentar o valor de revenda caso o proprietário queira revender o carro futuramente.

Para te ajudar com isso, a SOS Baterias preparou um artigo completo sobre o tema, confira logo abaixo! 

O que é a depreciação de veículo?

A depreciação do veículo é um índice de desvalorização anual por conta de uso e desgaste normal, obsolescência técnica e comercial. A dedução é medida em porcentagem e pode ser aplicada a diversos bens de consumo como mobílias, maquinários e equipamentos. Conheça os principais fatores de depreciação de veículos a seguir:

  • O ano do modelo

O primeiro fator de relevância para a depreciação do veículo é o ano do modelo. Um automóvel com a média de dois anos de uso já tende a ter a redução do seu valor original em até 15%. Já carros com mais de 5 anos tendem a ter uma porcentagem de redução bem menor. 

  • Quilometragem

A quilometragem é outro fator de importância quando se trata de depreciação, pois a distância percorrida pelo carro interfere diretamente na manutenção exigida por ele. Um carro com muitas quilometragens provavelmente já teve que trocar diversos componentes como pneus e amortecedores.  

  • O histórico do automóvel

Se o seu automóvel passou por acidentes, leilão, recall, furto, multas, indenização irrecuperável e até mesmo alagamentos é natural que haja uma baixa no valor do veículo. Portanto, tome cuidado não só com a estrutura do carro, mas também com as suas documentações e obrigações fiscais para valorizar o seu veículo. 

  • O estado de conservação

Um veículo com a pintura arranhada, lataria amassada, portas desalinhadas e que demora a dar a partida com toda certeza sofrerá depreciação. Sendo assim, a conservação do seu carro tem impacto direto no preço de revenda. Um carro bem cuidado com poucas marcas de uso será mais valorizado no mercado quando for revendido. 

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